Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plenário do Congresso derruba proibição do PLDO 2019 para a revisão de subsídios

    Depois de mais de cinco horas, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 foi aprovado pelo Congresso Nacional, que acolheu destaque suprimindo o artigo 92-A do texto do relator. Foram 209 votos a favor do destaque contra 45 favoráveis ao texto do relator. “Uma vitória acachapante”, afirmou Guilherme Feliciano, presidente da ANAMATRA, que acompanhou as votações madrugada adentro, de dentro do plenário.

    A ANAMATRA defendeu e apresentou diversas propostas de alteração do relatório final do PLDO 2019, como apresentado pelo relator do projeto, senador Dalírio Beber (PSDB/SC).

    Durante o dia, o presidente Feliciano e a juíza Audrey Vaz, no exercício da presidência da Amatra 10, reuniram-se com diversos parlamentares, como o senador Dalírio Beber (PSDB/SC), o senador Romero Jucá (MDB/ RR), o senador Paulo rocha (PT/PA), o senador Wellington Fagundes (PR/MT), a senadora Marta Suplicy (MDB/SP), o deputado Afonso Florence (PT/BA), o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), o deputado Alessandro Molon (PSB/ RJ), o deputado Júlio César (PSDB/PI), o deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), o deputado Fausto Pinato (PP/SP) e o deputado Bebeto (PSB/BA (PSD/ PI), o senador Cristovao Buarque (PPS-DF) e o senador Helio José (PROS-DF), entre outros, sempre no intuito de reiterar a importância da aprovação dos destaques apresentados ao Substitutivo do PLDO.

    STF - Também no dia de hoje, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, havia encaminhado ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB/CE), ofício a propósito do relatório do Sen. Beber da CMO, manifestando-se acerca das desconformidades e inconstitucionalidades de vários dispositivos inseridos no texto do voto do relator para o PLDO. Entre os pontos ressaltados no ofício, cite-se, por mais importante, a observação de que a vedação do artigo 92-A, quanto à proibição de revisão anual de remunerações, subsídios e vencimentos, violaria o art. 37, inciso X, da CF. Partes do ofício foram lidas no plenário do Congresso. Clique aqui e confira.

    Destaques e plenário - Entre os destaques trabalhados, ressalte-se o de nº 38, relativo à possibilidade de recomposição de cortes da LOA com recursos de convênios firmados com bancos públicos para a concentração de depósitos judiciais; os destaques nº 173, 207 e 235, para manter a possibilidade de revisão dos subsídios da Magistratura e o destaque nº 211, relacionado ao cômputo dos créditos extraordinários suplementares de 2016 para o cálculo do teto orçamentário de 2019. Ressalte-se também o destaque nº 25, a suprimir o artigo 92-A que vedava a provação de projeto de lei e a edição de MP relativos à concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração - esse último aprovado ao final.

    Obteve-se ainda, em votação final plenária, a supressão do corte linear de 10% no orçamento da União (inclusive do Poder Judiciário), em uma segunda importantíssima vitória para os tribunais, para a Magistratura nacional e para os serviços públicos em todo o país.

    “O dia de hoje contemplou os esforços da Associação com muitas vitórias”, registrou Feliciano. “Agora, trabalharemos intensamente o PLOA, para obter a já tardia - e injustamente protelada - revisão dos subsídios da Magistratura nacional”.

    Fonte: Anamatra

    • Publicações5674
    • Seguidores630348
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-do-congresso-derruba-proibicao-do-pldo-2019-para-a-revisao-de-subsidios/599816302

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)